História da Paróquia

Uma paróquia com mais de 600 anos de história....

• Inícios do Século XIV
    Construção de uma Igreja primitiva, orientada, de arquitetura gótica.
  • 6 de maio de 1397
    É criada a Freguesia / Paróquia de Santa Maria dos Olivais sob a proteção de Nossa Senhora da Assunção por D. João Alves, Arcebispo de Lisboa.
  • 1 de Julho de 1400
    A criação é confirmada por uma Bula do Papa Bonifácio IX.
  • 1420
    Os Cónegos Seculares de S. João Evangelista sediam-se na Igreja e aí permanecem durante 22 anos.
  • Irmandades
    Surgem na Paróquia 3 Irmandades: a de Nossa Senhora do Rosário, a das Almas e a do Santíssimo Sacramento
  • 1636
    A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário erige um cruzeiro à entrada do adro (lê-se na inscrição: "Esta cruz he de Nosa Snora do Rozairo e Fr.co de Paiva a deu por sua devasão na era de 1636 anos.")
  • 1755
    A cidade de Lisboa sofre um terramoto que danifica toda a estrutura da Igreja. Iniciam-se as obras de reconstrução, que levam ao aspeto atual.
  • 1834
    Com a ordem da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o Convento de São Cornélio, situado na Paróquia, cedeu a Sacristia para mobilar a Capela que existia ao lado do altar-mor e onde se encontava a imagem de Nossa Senhora dos Olivais, atualmente transformada em Sacristia. Conjuntamente, vieram relíquias de Santos e Mártires, que adornam o altar da Padroeira.

Registos de Matrimónio

Descubra os antigos registos de Matrimónio da Paróquia de Santa Maria dos Olivais

Registos de Matrimónio

Livros de registo de Matrimónio de 1585 a 1911 da Paróquia de Santa Maria dos Olivais